Egito conserta estradas em passagem de Gaza antes da entrega de ajuda


Egito conserta estradas em passagem de Gaza antes da entrega de ajuda

Máquinas para reparar estradas foram enviadas pelo posto de fronteira de Rafah, do Egito para a Faixa de Gaza, em preparação para a entrega de parte da ajuda armazenada na Península do Sinai, no Egito, disseram duas fontes de segurança nesta quinta-feira.

Anúncios

Rafah é a única passagem que sai de Gaza não controlada por Israel, mas está fora de operação desde os primeiros dias do conflito entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, após os bombardeios israelenses no lado palestino da fronteira.

Os Estados Unidos e o Egito têm pressionado por um acordo com Israel para que ajuda seja entregue a Gaza, à medida que as condições lá pioram, e a Casa Branca disse na quarta-feira que havia sido acordado que até 20 caminhões passariam, com esperanças de mais caminhões depois.

A atividade diplomática em torno da abertura da travessia de Rafah se intensificou, com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi recebendo o principal general dos EUA que supervisiona as tropas no Oriente Médio, bem como o rei Abdullah da Jordânia, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, pedindo no Cairo que a ajuda seja entregue em escala e de forma sustentada.

O Egito também sediará uma cúpula no sábado sobre a crise de Gaza e o futuro da questão palestina, da qual Guterres deverá participar.

“O Egito busca trazer ajuda humanitária acumulada em frente ao lado egípcio, e que essa entrada seja contínua, permanente e sem interrupção”, disse o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, falando ao lado de Guterres.

A maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza dependia de ajuda antes do início do atual conflito, em 7 de outubro, e cerca de 100 caminhões diariamente forneciam ajuda humanitária ao enclave, de acordo com as Nações Unidas.

Fonte: Reuters

Espera...