Líder da oposição na Polônia pede decisão rápida sobre formação do próximo governo


Líder da oposição na Polônia pede decisão rápida sobre formação do próximo governo

Semczuk

Anúncios

VARSÓVIA (Reuters) – O presidente da Polônia deve agir rapidamente para permitir a formação de um novo governo, disse nesta terça-feira Donald Tusk, líder do partido Coalizão Cívica (KO), depois que os resultados oficiais das eleições mostraram que seu grupo liberal pró-União Europeia e seus aliados obtiveram uma maioria parlamentar.

Um governo liderado pela KO marcaria uma grande mudança na Polônia, após oito anos de conflito entre o partido nacionalista Lei e Justiça (PiS) e a UE sobre questões como Estado de Direito, liberdade de imprensa, direitos das minorias e a migração.

“Estou fazendo um apelo apaixonado ao presidente, as pessoas estão esperando pelas primeiras decisões, por isso estamos pedindo ao presidente que tome decisões enérgicas e rápidas”, disse Tusk em uma declaração na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.

Mais cedo, a Comissão Eleitoral do país confirmou que o PiS havia perdido sua maioria, embora continue sendo o maior partido na câmara baixa do Parlamento. Os governistas obtiveram 35,38% dos votos, o que se traduz em cerca de 190 assentos na câmara de 460 assentos.

A KO, de Tusk, obteve 30,70% dos votos, enquanto a aliança Terceira Via, de centro-direita, ficou em terceiro lugar, com 14,40%, e o partido Nova Esquerda, com 8,61%, segundo a Comissão. A aliança Confederação, de extrema direita, obteve 7,16%.

KO, Terceira Via e Nova Esquerda, juntos, terão cerca de 250 assentos, segundo os resultados, o suficiente para formar um governo de coalizão estável.

“Nos próximos dias, depois que os resultados (finais) forem anunciados, conversaremos”, disse Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, líder da Terceira Via, referindo-se às planejadas negociações de coalizão tripartite.

Entretanto, a formação desse governo pode levar semanas, se não meses. O presidente Andrzej Duda, um aliado do PiS, disse antes da votação que daria a primeira chance de formar um gabinete ao grupo ou partido que ganhasse a maior parcela dos votos.

No entanto, como nenhum partido indicou disposição para participar de um governo liderado pelo PiS, parece improvável que o partido nacionalista liderado por Jaroslaw Kaczynski consiga garantir um terceiro mandato no comando do maior Estado-membro oriental da União Europeia.

Nesse caso, espera-se que Duda convide Tusk como líder do segundo maior partido para tentar formar um governo.

O comparecimento às urnas na eleição de domingo foi superior a 74%, o mais alto na Polônia desde o colapso do comunismo em 1989, depois que os partidos conseguiram galvanizar um grande número de eleitores, especialmente os mais jovens, pela primeira vez.

Fonte: Reuters

Espera...