Aliados de Navalny dizem que três de seus advogados na Rússia foram detidos


Aliados de Navalny dizem que três de seus advogados na Rússia foram detidos

Investigadores russos detiveram nesta sexta-feira três advogados que trabalharam para Alexei Navalny, disseram aliados do líder da oposição que está preso, no que chamaram de uma medida para aumentar o isolamento de Navalny e privá-lo de apoio jurídico.

Anúncios

Assessores de Navalny disseram que os advogados Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Alexei Liptser estavam sendo investigados por suspeita de pertencerem a um “grupo extremista”.

Na sexta-feira, mais tarde, o tribunal de Moscou manteve Sergunin sob custódia preventiva até 13 de dezembro, de acordo com um comunicado publicado pelo tribunal no Telegram. O diário russo Vedomosti disse que a audiência foi realizada a portas fechadas para “preservar o sigilo da investigação”.

As detenções ocorreram enquanto Navalny, de 47 anos, aguarda sua transferência do presídio onde está detido para um estabelecimento onde o “regime especial” é mais severo, depois de ter sido condenado por novas acusações relacionadas com atividades “extremistas”.

Um dos advogados, Kobzev, deveria comparecer com Navalny nesta sexta-feira, na última de uma série de ações judiciais movidas por Navalny contra o presídio IK-6, que fica a cerca de 235 km a leste de Moscou, onde ele está sendo mantido.

“Acabo de receber a informação do que, claro, caracteriza perfeitamente não só os meus processos, mas também o Estado de Direito na Rússia”, disse Navalny ao juiz ao tomar conhecimento das investigações contra seus advogados. “Assim como nos tempos soviéticos, não apenas os ativistas e presos políticos, mas também seus advogados estão sendo perseguidos.”

(Reportagem extra de Alexander Marrow e Maxim Rodionov)

Fonte: Reuters

Espera...