Minério de ferro se recupera com esperanças renovadas de estímulos da China


Minério de ferro se recupera com esperanças renovadas de estímulos da China

Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com o índice de referência de Cingapura se recuperando após seis sessões consecutivas de quedas, em meio ao retorno das esperanças de que a China possa considerar a implementação de medidas de estímulo mais impactantes para apoiar sua economia em declínio.

Anúncios

O contrato mais ativo do ingrediente siderúrgico para novembro na Bolsa de Cingapura subiu 0,7%, para 111,55 dólares por tonelada, depois de atingir uma baixa de seis semanas de 109,25 dólares na sessão anterior.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com alta de 1%, a 827,50 iuanes (113,39 dólares) por tonelada.

O preço de referência de Cingapura caiu mais de 7% em relação ao pico de 121,10 dólares registrado no terceiro trimestre, com as perdas recentes estimuladas por preocupações com os iminentes cortes na produção de aço na China e com a incerteza em relação ao setor imobiliário chinês, que passa por dificuldades.

A Country Garden alertou sobre sua incapacidade de cumprir com as obrigações de dívidas offshore, podendo se juntar a uma lista crescente de incorporadoras chinesas que estão inadimplentes e ressaltando a piora da crise que afeta a segunda maior economia do mundo e o maior produtor de aço e consumidor de metais.

“Observamos que a deterioração do setor imobiliário da China é potencialmente um catalisador para um estímulo mais significativo, que vemos impulsionando os preços das commodities em relação aos níveis atuais”, disseram os analistas do National Australia Bank em uma nota.

A mais alta corte da China emitiu diretrizes para melhorar o ambiente legal para as empresas privadas, de acordo com uma reportagem, sugerindo esforços renovados por parte dos formuladores de políticas para apoiar um dos principais impulsionadores do crescimento.

Enquanto isso, a China está procurando aumentar seu déficit orçamentário para 2023, à medida que o governo se prepara para uma nova rodada de estímulos para ajudar a economia a atingir sua meta de crescimento anual, informou a Bloomberg News na terça-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

Espera...