Apesar da falta de grandes players, leilão paranaense assegura investimento de R$ 17,3 bilhões
No último evento realizado na B3 em São Paulo, o estado do Paraná assegurou investimentos consideráveis para o desenvolvimento rodoviário, com o Consórcio Infraestrutura PR emergindo como o principal proponente.
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Este consórcio, composto por EPR e Perfin, propôs um deságio surpreendentemente pequeno de 0,08% sobre o pedágio.
Ausência Notável das Grandes Empresas
No evento, a falta de participação de algumas empresas renomadas, como a CCR e Ecorodovias, foi evidente. O governo, percebendo essa ausência, manifestou a esperança de ver uma mudança neste cenário nos próximos leilões.
Renan Filho, ministro do Transporte, comentou: “Nós sabíamos que seria um leilão de baixa concorrência devido ao alto investimento, mas estamos otimistas com a volta das concessionárias nos leilões da [BR] 381 e 040 [previstos para novembro e dezembro, respectivamente]”.
Ele também destacou esforços em andamento com o TCU para reformular os termos de contratos rodoviários existentes.
Considerações de Empresas Sobre Participações
Antes do leilão, Miguel Setas da CCR havia esclarecido a razão pela qual sua empresa decidiu ficar de fora desta rodada, aludindo a preocupações regulamentares.
“A formulação das exigências regulatórias para esse investimento não nos dava garantia de uma rentabilidade adequada em relação ao risco”, esclareceu.
A Ascensão dos Fundos de Investimento
Os fundos de investimento, por sua vez, viram uma oportunidade no leilão. Eles se destacaram, principalmente na primeira rodada, onde o consórcio entre Pátria Investimentos e o Fundo Soberano da Arábia Saudita fechou com um compromisso substancial de investimentos ao longo de três décadas.
Comentando sobre o interesse no leilão, José Carlos Cassaniga do Grupo EPR observou: “Foram ativos que nos chamaram a atenção a importância das rodovias concedidas, por ter uma demanda de tráfego conhecida, há um histórico. Estudamos muito bem o ativo e tivemos a convicção de que poderíamos ser efetivos nesse contrato”.
Insights do Mercado e Decisões Futuras
Uma fonte próxima à indústria apontou que os contratos são atualmente mais inclinados a favorecer fundos de investimento, considerando seus objetivos e estratégias a longo prazo.
Adicionalmente, a situação financeira robusta dos fundos, comparada às concessionárias, coloca-os em uma posição de vantagem.
A especialista Aline Klein ponderou sobre as implicações da pandemia nas decisões empresariais, argumentando: “Isso leva a uma maior seleção dos projetos em que vão aportar recursos”.
Aspectos do Pacote Rodoviário
O recente pacote abrange um montante significativo destinado a melhorias em várias rodovias dentro do Paraná, totalizando mais de 600 km de extensão.
Além disso, uma quantia adicional foi destinada para custos operacionais ao longo das próximas três décadas. Estas rodovias são estrategicamente vitais, conectando áreas chave e facilitando o transporte para locais como o Porto de Paranaguá, essencial para o setor agrícola.