Costa Neto indica que Bolsonaro busca justiça internacional para contestar inelegibilidade
Em meio a tempos políticos tumultuados, o ex-presidente Jair Bolsonaro não se resigna. Após o TSE definir sua inelegibilidade, ele busca alternativas internacionais, contando com o respaldo do líder do PL, Valdemar Costa Neto.
Anúncios
Mobilização para Contestar a Decisão
Bolsonaro, em uma ação proativa, já dialoga com Marcelo Bessa, jurista associado ao PL. Segundo Costa Neto, em declaração à CNN Brasil, o ex-presidente está “com tudo pronto para entrar”. Os detalhes dessa empreitada jurídica serão discutidos em uma reunião programada para a próxima quinta-feira (31).
Destino Internacional da Ação: OEA à Vista?
Indicando possíveis rotas de apelação, Costa Neto insinua que Bolsonaro pode considerar a Organização dos Estados Americanos (OEA) como foro.
Contudo, ele exclui a possibilidade de recorrer ao Tribunal Penal Internacional em Haia. “Acho que não é na corte de Haia”, afirmou.
Recorrendo ao STF e Reagindo à Decisão
Paralelamente ao apelo internacional, Bolsonaro planeja dirigir sua reivindicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A origem de sua contenda com o TSE remonta a uma assembleia no Palácio da Alvorada, quando lançou críticas ao mecanismo eletrônico de votos. Ao lembrar dessa ocasião, ele caracterizou a resolução do TSE como uma “facada nas costas”.
Qual Será o Próximo Capítulo na Jornada Política de Bolsonaro?
Olhando para o horizonte político, Costa Neto traçou um panorama das possíveis estratégias de Bolsonaro. Ainda que os obstáculos sejam muitos, a porta para uma futura candidatura de Bolsonaro permanece aberta.
Entretanto, ele desmistificou rumores, garantindo que Michelle Bolsonaro, ex-primeira dama, não é vista como um “plano B” para as eleições presidenciais pelo partido.