Entre a Queda da Selic e as Incertezas Chinesas: Para Onde Vai o Mercado Brasileiro?

No cenário financeiro atual, o Ibovespa enfrenta momentos de instabilidade e recuou para os 116 mil pontos, enfrentando a pior sequência de baixas desde 1984.

Anúncios

entre-a-queda-da-selic-e-as-incertezas-chinesas-para-onde-vai-o-mercado-brasileiro
Entre a Queda da Selic e as Incertezas Chinesas: Para Onde Vai o Mercado Brasileiro?. (Foto: reprodução/internet)

Este declínio não é apenas reflexo das preocupações acerca do aumento de juros pelo Federal Reserve, mas também é fortemente influenciado pelas recentes notícias da China.

Desaceleração Econômica da China

Recentemente, dados da economia chinesa evidenciaram um crescimento de apenas 3,7% na produção industrial em julho, ano a ano, não atingindo as expectativas do mercado.

Este número representa uma desaceleração quando comparado ao aumento anterior de 4,4%. “A demanda doméstica e externa mais fraca tem pesado sobre estes números.”

As estatísticas de vendas no varejo também apresentaram um resultado aquém das expectativas, com um aumento de apenas 2,5% ano a ano, após um crescimento anterior de 3,1%. O consenso da Bloomberg projetava um crescimento de 4%.

Investimentos e Decisões Econômicas na China

Em meio a estes dados desanimadores, o Banco Central chinês decidiu reduzir suas taxas de juros, uma medida que muitos consideram insatisfatória.

A preocupação se intensifica à medida que se constata a queda nos preços de novas moradias na China em julho, sinalizando uma perda significativa de força na economia.

Outro ponto de preocupação é o declínio do investimento imobiliário na China pelo 17º mês consecutivo. Diante deste cenário, o Barclays optou por diminuir sua projeção de crescimento para o PIB chinês em 2023, estimando agora um crescimento de 4,5%.

Impacto no Setor Imobiliário e Economia Mundial

A crise imobiliária chinesa não só impacta o país asiático, mas também repercute globalmente. Esta semana, os temores crescem com a empresa Zhongrong International Trust, um grande gestor de patrimônio na China, falhando em realizar vários pagamentos, revelando sua vulnerabilidade no setor imobiliário.

Os especialistas da Ágora Investimentos enfatizam que “a fraqueza da economia chinesa não é um bom presságio para commodities de forma geral”, e esse impacto é claramente observado na Bolsa brasileira, intimamente ligada aos preços das commodities.

Contudo, eles acreditam que um desempenho abaixo do esperado do PIB chinês não alteraria a perspectiva positiva para o mercado de ações no Brasil.

Perspectivas do Mercado Brasileiro

Apesar do cenário adverso internacional, a visão para o mercado de ações brasileiro permanece em grande parte otimista. Muitos esperam um impulso positivo quando o Banco Central do Brasil começar a reduzir as taxas de juros.

Uma pesquisa recente do Bank of America indica que muitos gestores de fundos na América Latina prevêem uma mudança para ações apenas quando a taxa Selic atingir 10% ao ano.

Espera...