Impacto Econômico do YouTube: 140 Mil Empregos Criados no Brasil

A recente divulgação feita pela gigante plataforma de vídeos, YouTube, trouxe à tona sua robusta contribuição à economia brasileira. Dados apresentados indicam uma impressionante marca no PIB do Brasil.

Anúncios

impacto-economico-do-youtube-140-mil-empregos-criados-no-brasil
Impacto Econômico do YouTube: 140 Mil Empregos Criados no Brasil. (Foto: reprodução/internet)

Crescimento de Emprego e Expansão da Plataforma

Baseado nos estudos da Oxford Economics, o YouTube está por trás da geração de 140 mil novos empregos de tempo integral no Brasil.

A plataforma também viu um crescimento expressivo em sua base de usuários, com uma elevação de 20% em canais que ultrapassaram a marca de um milhão de inscritos durante o ano de 2022.

Comentando sobre o impacto, Patrícia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, disse:

“Os criadores do YouTube não têm apenas canais, eles geram negócios. Transformam inscritos em alunos, clientes, fãs. Não é sobre efêmeros segundos de fama, mas, sim, sobre o desenvolvimento de carreiras sustentáveis e que ajudam a construir negócios”.

Oportunidades de Monetização para Criadores

Com o avanço da plataforma, 195 mil criadores de conteúdo no Brasil receberam compensações financeiras por seus esforços.

Mais ainda, em dezembro de 2022, uma gama de 15 mil canais começou a explorar novas formas de monetização, como super chats, clubes e opções de compras.

A respeito dessa evolução, Alexandra Veitch, diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas do YouTube para as Américas, afirmou:

“A plataforma compartilha experiências e aprendizado, e também gera renda para os criadores de conteúdo do e ecossistema”.

Um Espaço de Aprendizado e Informação

Além do entretenimento, o YouTube também é uma ferramenta poderosa de aprendizado. Conforme aponta o estudo da Oxford Economics, 98% dos entrevistados veem a plataforma como um recurso para adquirir conhecimento.

Ademais, 84% dos educadores acreditam no potencial dos vídeos para auxiliar no aprendizado dos estudantes, e 75% reconhecem a confiabilidade da plataforma como fonte de notícias.

Manu Villela, diretora de Ecossistema de Criadores no Brasil, destacou: “Oito em cada 10 usuários concordam que o YouTube oferece oportunidades iguais para que todos aprendam e cresçam”.

Espera...