Bolsas de Nova York Refletem Preocupações Globais: Dow Jones Sobem, S&P e Nasdaq Caem
Em uma terça-feira de movimentações variadas, o índice Dow Jones encerrou o dia com um aumento de 0,20%, situando-se em 35.630,68 pontos. O S&P 500, por sua vez, fechou em queda de 0,27% a 4.576,73 pontos, enquanto o Nasdaq retrocedeu 0,43%, terminando a 14.283,91 pontos.
Anúncios
Destaque nas Ações: Caterpillar, Ford, Tesla e General Motors
Um dos principais impulsionadores do Dow Jones foi o salto de 8,85% nas ações da Caterpillar, após a divulgação de “lucro e receita acima do esperado pelo mercado no segundo trimestre deste ano.”
O mercado também reagiu positivamente à Ford, que teve suas ações elevadas em 1,51%, seguindo a notícia da retomada da produção do veículo elétrico F-150 Lightning e a crescente demanda.
Contrariamente, as rivais Tesla e General Motors viram suas ações cair 2,38% e 0,65%, respectivamente, devido a problemas nas baterias e recalls por problemas nos airbags.
PMIs Indicam Fraqueza no Setor Industrial Global
O mercado foi pressionado pelos temores em relação à economia global, resultantes de leituras de PMIs que apontam para uma fraqueza no setor industrial de várias economias significativas, incluindo Japão, China, Europa e Estados Unidos. Isso acabou relegando os balanços corporativos a segundo plano.
Relatório Jolts e Seu Impacto
O relatório de empregos Jolts dos Estados Unidos gerou interpretações ambíguas. Ele indicou uma queda na abertura de vagas, mas um “ritmo lento de desaceleração do mercado de trabalho,” uma situação que, segundo a Oxford Economics, “pode justificar mais aperto pelo Fed.” Alguns consideraram isso como um “passo na direção certa” e um sinal de possível pouso suave nos EUA.
Preocupações e Alertas sobre a Economia Americana
O contexto atual levou a Oanda a observar que as informações, em conjunto com uma temporada de balanços mistos, estão pressionando Wall Street, “sugerindo que a economia americana pode não ser tão resiliente” como previamente esperado.
A consultoria também alertou que “pode haver uma retração significativa se a Apple e a Amazon fornecerem perspectivas desanimadoras.”
Outras Empresas e Seus Desempenhos
A terça-feira também foi marcada por outras empresas divulgando seus números. A Uber Technologies, apesar de um “trimestre monstruoso” que superou as expectativas, viu suas ações caírem 5,70%, de acordo com a Wedbush.
As farmacêuticas Pfizer e Merck tiveram desempenhos negativos, com quedas de 1,21% e 1,27%, embora a Merck tenha apresentado resultados acima do esperado no segundo trimestre.