Não pagou, ficou sem carro: Conheça o novo dispositivo que vai travar veículos

Um dispositivo inovador tem o poder de imobilizar um veículo quando há atraso no pagamento, e além disso, também é capaz de diagnosticar falhas no carro. Vamos desvendar mais sobre este avanço tecnológico.

Anúncios

nao-pagou-ficou-sem-carro-conheca-o-novo-dispositivo-que-vai-travar-veiculos
Não pagou, ficou sem carro: Conheça o novo dispositivo que vai travar veículos. (Foto: reprodução/internet)

Conhecido como ‘Black Box’ nos EUA, este recurso já está disponível no Brasil há algum tempo, mas não é amplamente conhecido. O seu uso principal é em situações de falta de pagamento de financiamentos ou aluguéis de veículos.

Porém, suas capacidades vão além disso. Ele permite a localização do veículo, facilitando sua recuperação em caso de inadimplência, e também identifica problemas no sistema do veículo, o que pode minimizar o risco de acidentes.

As empresas de aluguel de carros no Brasil já estão aproveitando essa tecnologia, bloqueando a partida do carro após o término do contrato de locação.

De acordo com Paulo Henrique Andrade, CEO da Ituran Mob, mais de 1,6 mil carros no Brasil já estão utilizando este recurso.

Entenda o funcionamento do sistema que imobiliza veículos

Essa avançada tecnologia opera por meio de um aplicativo que permite firmar contratos e conceder permissões para o uso de veículos.

O aplicativo se comunica com a “caixa preta” do veículo utilizando Bluetooth criptografado. Essa “caixa preta” é integrada ao carro através de um processo de indução eletromagnética.

Existe a possibilidade de personalização do aplicativo conforme as necessidades específicas de cada locadora de veículos. Uma dessas funcionalidades é a opção de destravar as portas do veículo pelo próprio aplicativo.

O CEO da Ituran Mob, explica que o sistema também pode produzir um relatório de monitoramento do comportamento do condutor.

Ele diz: “É possível, por exemplo, gerar um relatório sobre como o motorista dirige, além de informar qual é o consumo médio de combustível, com qual frequência o carro é abastecido e quando chegou a hora de fazer a revisão do carro. Dá ainda para identificar algum tipo de pane”.

Em termos de futuras aplicações desta tecnologia, a expectativa é que, à medida que a automação avança, este sistema possa ser usado para recuperar veículos de inadimplentes.

Isso implicaria que, uma vez imobilizado, o carro poderia automaticamente retornar à empresa proprietária, eliminando a necessidade de recuperação forçada.

Espera...