Entenda Seus Direitos Como Consumidor Quando as Coisas Dão Errado
Entender os direitos do consumidor é sempre a melhor maneira de evitar dores de cabeça, quando alguma compra ou algum serviço não sai de acordo com o oferecido.
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Como consumidor, você deve conhecer seus direitos, e não ter vergonha de lutar por eles. Muitas pessoas perdem por não conhecerem seus direitos quando vão realizar uma compra ou adquirir algum serviço. Alguns até conhecem, mas se sentem constrangidos e envergonhados deixando de exigir seus direitos. Mas tomando essa atitude você só da mais força para que nós consumidores continuemos sendo desrespeitados.
Seja sempre um consumidor ativo, e exija que os fornecedores dos produtos ou serviços deixem claras as condições de venda. Um consumidor consciente, e bem informado terá menos chances de ser enganado. Para ajudar ainda mais separamos aqui nesse artigo, os principais direitos que todo consumidor consciente deve conhecer ao fazer sua compra ou solicitar algum serviço. Veja!
Conheça os principais direitos do consumidor
1 – Não solicitou, não pague!
Nenhuma empresa ou fornecedor pode cobrar por um produto, ou serviço sem que o consumidor tenha solicitado. Se você não solicitou, não deve pagar, esse é um direito seu. Essa prática é bem comum por parte de algumas empresas ou fornecedores de má-fé, que querem empurrar produtos ou serviços para consumidores menos experientes, não aceite!
2 – Orçamento
Após o pedido de um orçamento, seja para qualquer tipo de serviço, o fornecedor é obrigado a apresentar uma planilha prévia definindo o valor da mão de obra, e de custos adicionais se houver. E esse mesmo fornecedor só poderá realizar o serviço se tiver autorização do cliente para tal. Se serviço for feito sem autorização exime o consumidor de dívidas com esse fornecedor.
3 – Se arrependeu de ter comprado algo?
Quem nunca se arrependeu de comprar algo, não é mesmo? Isso é bem comum, principalmente quando as compras são realizadas através da nossa querida internet. E o consumidor poderá recorrer ao direito de arrependimento se desejar. Dentro do direito do consumidor, todos como consumidor temos o prazo de 7 dias corridos para desistir de alguma compra.
4 – Produtos com defeito
Comprou um produto e ele apresentou defeito? O consumidor tem o direito garantido de levar o produto até o fornecedor, para que ele em até 30 dias repare o defeito, ou troque esse produto. O fornecedor é totalmente responsável pelo conserto ou troca desse produto.
Gostou de conhecer alguns direitos do consumidor? Não se omita, lute sempre por todos eles!
Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]